quarta-feira, 21 de março de 2012

A medalha e oração de São Bento

A medalha de São Bento não é um "amuleto da sorte". Trata-se de um sacramental, isto é, um sinal visível de nossa fé.

O uso habitual da medalha tem por efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quando se tem confiança nos méritos de tão grande Santo e nas grandes virtudes da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo! São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos à esta medalha. Ela nos assegura poderoso socorro contra as ciladas do demônio e também para alcançar graças espirituais, com conversão, vitória contra as tentações, inimizades etc.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Catequese sobre a Confissão



1. O QUE É A CONFISSÃO?
Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados e receberem a graça santificante. Também é chamado de sacramento da Reconciliação.

2. QUEM INSTITUIU O SACRAMENTO DA CONFISSÃO OU PENITÊNCIA?
O sacramento da Penitência foi instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo nos ensina o Evangelho de São João: "Depois dessas palavras (Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem vocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 22-23).

quinta-feira, 1 de março de 2012

Ser católico é...

Simplismente, viver a fé católica é viver como os santos a viveu, como a Madre Igreja ensinou os seus filhos a viverem. Como podemos então viver a fé da forma que bem quisermos? Eliminando e escolhendo os dogmas que iremos seguir? Seguir o que apenas achamos o que é certo é a mesma coisa que recusarmos a verdade, e a recusa da verdade não salva o homem. (PP. Bento XVI)



Não existem dois "Deuses" nem dois "Cristos", mas apenas um único Cristo e um único Deus, uma única Verdade e uma única Igreja, a qual foi criada por Nosso Senhor Jesus Cristo e que fora Dela não há salvação. (IV Conc. de Latrão, 1215)

Revolucionários e reformadores não podem criar uma verdade, pois em rompimento com a verdade natural não podem criar uma outra verdade artificial pois cairão em erro, e de um erro não se retira uma verdade, e a verdade é inflexível. Criar uma "verdade" é um erro e criar uma "verdade" justificando com outro erro, continuará no erro pois para o erro não há justificativa. (São Tomás de Aquino).


Quais são os dez mandamentos da Lei de Deus? E quais são os cinco mandamentos da Igreja?

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus



  1. Amar a Deus sobre todas as coisas
  2. Não tomar Seu santo nome em vão
  3. Guardar domingos e festas
  4. Honrar pai e mãe
  5. Não matar
  6. Não pecar contra a castidade
  7. Não furtar
  8. Não levantar falso testemunho
  9. Não desejar a mulher do próximo
  10. Não cobiçar as coisas alheias

Mandamentos da Igreja


  1. Participar da Missa nos domingos e festas de guarda.
  2. Confessar-se ao menos uma vez ao ano.
  3. Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição.
  4. Santificar as festas de preceito.
  5. Jejuar e abster-se de carne conforme manda a Santa Madre Igreja.