O escudo e as espadas significam a Defesa da Fé Católica e a Sagrada Tradição, nas mãos de São Paulo também é encontrado a espada, pois ele mesmo disse: “Combati o bom combate”. No cabo das espadas, encontra-se a medalha de São Bento, para combater as ciladas do malígno. Nas pontas da faixa que envolve o brasão estão as iniciais AMDG – Ad Majorem Dei Gloriam(Para a Maior Glória de Deus), este deve ser o propósito de cada católico, em seus atos e palavras devemos fazer tudo para a Glória de Deus. A cruz vermelha, mesmo símbolo utilizado pelos Cavaleiros nas Cruzadas, simboliza o amor por Cristo. “Se alguém quiser vir após Mim, renegue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-Me. (São Lucas 9,23)”.
Dentro do escudo, em torno da cruz encontramos:
- O Brasão do Vaticano. Significa fidelidade a Igreja Católica Apostólica Romana, defendemos o Papado e o Papa contra ataques doutrinários que lhe fazem.
- Do outro lado está um Ícone. Neste ícone podemos identificar a Santíssima Trindade, a Eucaristia e os 7 Dons do Espírito Santo, ou seja, os três principais sacramentos: Batismo, Eucaristia e Confirmação, que os jovens e adultos receberão durante um período de preparação de acordo com os ensinamentos do Sagrado Magistério.
- Embaixo temos o Imaculado Coração de Maria, em Fátima Nossa Santíssima Mãe revelou a irmã Lúcia que a humanidade deveria fazer a Devoção ao seu Imaculado Coração, devoção que irá reparar as ofensas e blasfêmias proferidas ao Imaculado Coração de Maria, e acrescentou “Por fim o meu Imaculado Coração Triunfará”.
- E por último, e mais importante, Jesus Sacramentado. Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor. “Eu sou o pão vivo, que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente; e o pão que eu darei é minha carne, para ser a vida do mundo." (São João, 6, 51-52)