quinta-feira, 28 de março de 2013

Sexta-feira da Paixão "Improperium"

 
Nesse dia em que não se celebra missa, tem-se a adoração à Santa Cruz. Tradicionalmente, durante a adoração cantam-se os chamados "impropérios". A palavra "improperia" quer dizer repreensões, reprimendas. É Jesus quem exorta os homens pela falta de amor.
 
A parte mais importante é o chamado Trisagion, ou seja, a tripla invocação de Deus: "Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal". Esta antífona é por muitos conhecida, pois faz parte do terço da Divina Misericórdia, de Santa Faustina Kowalska, porém, ela é muito mais antiga. Provavelmente remonta à antiguidade da Igreja, quiçá, à Era Apostólica.
 
 
 
O Trisagion, interessante frisar, está ligado à Paixão de Cristo desde o início. Existe uma tradição da Igreja Copta (da Etiópia), que afirma ter sido este hino composto por Nicodemos, o qual juntamente como José de Arimateia, enterrou o Senhor (conf. Jo 19,39) e, assim, nesse momento, olhando para o corpo de Jesus Cristo, ele teria dito "Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, tende piedade de nós".
 
Esta tripla invocação é a resposta do povo aos impropérios, mas o que eles são? Os "improperium" estão presentes na liturgia desde o nono século e consistem no mistério do povo judeu que rejeitou o Cristo. A Igreja, com isso, não está condenando o povo judeu, pelo contrário, ela diz que a humanidade toda rejeitou Jesus. E, então, Ele pergunta: "Popule meus, quid feci tibi? Responde mihi." (Povo meu, que te fiz Eu, em que te contristei? Responda-me). É o Cristo que reclama. "Eu te dei o amor e recebi de volta o desamor", este é o mistério que se celebra na Sexta-feira Santa.
 
Da mesma forma que os impropérios são uma anamnese do caminho percorrido pelo povo eleito, toda a humanidade é convidada a fazer também a anamnese da própria vida, ou seja, a fazer a recordação da própria existência, vendo o quanto Deus cuidou de cada um desde a mais tenra idade.
 
O conteúdo dos "impropérios" leva à reflexão. Propicia o vislumbre da própria ingratidão para com Deus. Se o católico tem como centro da vida a ação de graças. A Sexta-feira Santa é o dia em que não se celebra a Eucaristia - ação de graças, por excelência - porque é o dia da ingratidão. Deus mostra de maneira inequívoca, pelas reprimendas, como a humanidade é ingrata. E, o que se pode responder diante disso? Pode-se confessar a fé, pode-se reconhecer que Deus é Santo, Deus é Forte, Deus é Imortal, enquanto cada um nada mais é do que pecador, fraco e mortal.

Quinta-feira Santa "Ubi caritas"


Preparação para Páscoa "Victimae Paschali Laudes"

Hoje inicia o Tríduo Pascal, mas antes de comentar sobre o Tríduo vamos fazer uma reflexão para preparação para à Páscoa.

Padre Paulo Ricardo faz uma reflexão profunda sobre o Mistério Pascal, sobre a postura que cada um deve adotar perante esse momento que o próprio Deus reservou para a nossa conversão. Assista, coloque em prática e compartilhe com seus amigos.


E não deixe de ouvir a belíssima sequência, Victimae Paschali Laudes(À Vítima Pascal) 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Oremus pro Pontifice nostro Francisco

Oremus pro Pontifice nostro Francisco.
(Oremos pelo nosso Pontífice Francisco)

℟. Dominus conservet eum, et vivificet eum, et beatum faciat eum in terra, et non tradat eum in animam inimicorum eius.
(O Senhor o conserve, e o vivifique, e o faça feliz na terra, e não o abandone à perversidade dos seus inimigos)
 
Foto: Oremus pro Pontifice nostro Francisco.
(Oremos pelo nosso Pontífice Francisco)

 ℟. Dominus conservet eum, et vivificet eum, et beatum faciat eum in terra, et non tradat eum in animam inimicorum eius.
(O Senhor o conserve, e o vivifique, e o faça feliz na terra, e não o abandone à perversidade dos seus inimigos)
 

Dom Jorge Mario Bergoglio (Papa Francisco I)

Filho de italianos, o argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, passou a maior parte de sua vida pastoral em seu país natal. É formado em farmácia e ensinou literatura, filosofia, psicologia e teologia antes de se tornar arcebispo de Bue...nos Aires em 1998. Tornou-se cardeal em 2001, quando o país vivia o caos na economia.

Com a ação concentrada na promoção social, Bergoglio também se focou nos esforços para restabelecer a reputação de uma Igreja que perdeu muitos fiéis na ditadura.

Na época, os religiosos sofriam críticas por não desafiarem abertamente um regime que matou e torturou milhares de argentinos.

Tornou-se uma voz respeitada, mas que não encontrou muita ressonância nos governos do casal Kirchner. A Argentina se tornou o primeiro país latino-americano a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Bergoglio foi duramente criticado por Cristina Kirchner quando disse que crianças adotadas por casais gays eram discriminadas. A presidente comparou os discurso dele aos dos tempos medievais e da inquisição.

Humilde, vive sem ostentação, cozinha as próprias refeições e usa o transporte público. Rumo ao Vaticano, Bergoglio agora vai sofrer a mais radical das mudanças e terá que adaptar seu jeito simples de ser à pompa e formalidade que cercam o chefe da Igreja.
Ver mais
 

Habemus Papam

 (Reprodução Internet / CorrielreTV)

Cenas de Roma

SanPietro-pellegrinoinginocchiatojpg
 
Praça de São Pedro: Enquanto alguns (ao fundo) se protegem do intenso frio e da chuva de Roma, um penitente peregrino — descalço e vestindo um tecido grosseiro, parecido com sacos — reza pelo conclave. Foto: ANSA