Porque receber o sacramento da Crisma
“Os apóstolos punham as mãos sobre eles e estes recebiam o Espírito Santo”(At 8,17).
Crisma é o segundo dos Sacramentos da Iniciação Cristã, que infunde ao batizado o Espírito Santo, assim como aos Apóstolos no dia de Pentecostes.
Não devemos confundir a crisma (que é um sacramento), com o crisma(que é o óleo para ungir). Crisma é uma palavra que vem do grego, e é aparentado com o nome Cristo (isto é, ungido). O crisma é consagrado pelo Bispo na quinta-feira santa.
Nos primeiros séculos do cristianismo, a crisma era administrada ordinariamente logo depois do batismo, sendo chamado tambem de confirmação. Na crisma, Jesus Cristo nos torna cheios do Espírito Santo, que nos assiste afim de que saibamos confessar a nossa fé com constância e convicção, e defendê-la com coragem.
Ele deve dar-nos fôrça, para a luta contra os inimigos da nossa salvação: o demônio, as más inclinações que estão dentro de nós, e de nos tornar-mos capazes de cooperar na salvação do mundo.
Pela graça da crisma tornamo-nos soldados de Jesus Cristo. A crisma é por assim dizer o acabamento do batismo. A palavra "confirmação", sinônimo de "crisma", significa justamente: fortalecimento.
O crisma imprime em nossa alma um sinal indelével chamado "caráter". Este sinal é como que o sêlo de que somos soldados de Cristo e cooperadores do seu reino. E com a força do Espírito Santo, nós poderemos cumprir a nossa missão de crismados.
Fonte: Associação Cultural Montfort